Tertúlias:
- 18 de junho, pelas 20:30 horas, no Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço- 02 de junho, pelas 18:00 horas, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
- 25 de maio, pelas 18:30 horas, no Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço
- 24 de maio, pelas 18:00h, na Escola Básica e Secundária de S. João da Pesqueira
- 28 de abril, pelas 18:00 horas, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
- 28 de abril de 2016, pelas 18:00 horas, no Agrupamento de Escolas de S. João da Pesqueira.
Curso de Formação para Pessoal não Docente:
As Unidades de Apoio à Multideficiência (UAM) como Percursos que Promovem e Constroem Experiências Significativas
A primeira parte decorrerá nos dias 21 e 22 de março, no Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço - Penedono.
Horário:
Manhã – 09.00 às 13.00 horas
Tarde – 14.00 ás 16.00 horas
Constituição da turma:
Ação n.º 17
Obs.: Ação financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian
Prioridades: Assistentes Operacionais dos Agrupamentos de Escolas da área do CFAE indicados pelas respetivas Direções.
- Modalidade: Curso de Formação
- Duração: 25 horas
- Formadora: Sofia Margarida Guedes Campos Salvado Pires
- Destinatários: Assistentes Operacionais
- Local de realização: Penedono
- Nº de formandos: sem limites
Obs: Contabiliza para a área da especialidade
de todos os grupos disciplinares
Prioridades: Será dada prioridade a 1.º coordenadores
de departamento do 1.º ciclo; 2.º coordenadores de DT do 2.º, 3.º ciclos e
secundário; 3.º Outros educadores e professores.
·
Modalidade: Oficina de Formação
·
Duração: 50 horas (25 horas presenciais + 25 horas de trabalho autónomo)
·
Formador(a): Sofia Margarida Guedes Campos Salvado Pires
·
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
·
Local de
realização: Penedono
·
Nº de
formandos: 10 a 20
RESUMO
DO PROJETO
As crianças e jovens, com
necessidades educativas especiais (NEE), enfrentam riscos e desafios acrescidos
devido às suas limitações, essencialmente quando estão em plena construção da
sua identidade, autoconceito e autoestima o que, por sua vez, os torna mais
vulneráveis especialmente quando o ambiente onde estão inseridos não é
compreensivo. A intervenção formativa pretende aumentar os comportamentos
ajustados, incrementar as competências sociais e emocionais de professores,
técnicos e restante comunidade educativa no sentido de tornar a escola mais
acolhedora, inclusiva e colaboradora no desenvolvimento psicoafectivo saudável
de crianças e jovens portadores de deficiência.
Pretende-se também promover a
partilha de recursos e as “boas práticas” de Educação Inclusiva nos seis
Concelhos que participam neste Projeto, construindo uma Plataforma interativa.
POPULAÇÃO
ALVO
Professores e Educadores (609),
Técnicos e Pessoal não docente (330) dos seis Agrupamentos de Escolas
associados do Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora,
entidade acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
com especial incidência nos profissionais que trabalham na Intervenção Precoce,
Unidades de Multideficiência e Professores de Educação Especial (910,920 e
930). Queremos sensibilizar a Comunidade Educativa para práticas mais
inclusivas e que tenham impacto positivo no desenvolvimento psicoafectivo
saudável de jovens portadores de deficiência, desfazendo “mitos e crenças” em
relação a esta população. Pretendemos reforçar as competências técnico
pedagógicas dos Docentes nas áreas de aprendizagem quer promovam a autonomia,
independência e qualidade de vida. Pretendemos ainda estimular a produção de
recursos que possam ser partilhados numa Plataforma interativa.
OBJETIVO
GERAL DO PROJETO
Construir uma Plataforma
interconcelhia de partilha de recursos para a Educação Especial, Intervir numa
ótica formativa na modalidade de oficina creditada para os professores,
educadores e técnicos ligados à Educação Especial que sensibilize para as “boas
práticas” inclusivas com crianças e jovens portadores de deficiência dos seis
Agrupamentos de Escolas, bem como um Curso de Formação para o Pessoal não
Docente (25 horas), já acreditado, “As
Unidades de Apoio à Multideficiência (UAM) como Percursos que Promovem e
Constroem experiências Significativas”. Promover Tertúlias com pais e
encarregados de educação em todos os Agrupamentos que ajudem pais na partilha
das suas maiores dificuldades e promover o empoderamento para a educação dos
seus filhos.
METODOLOGIA.
INDICADORES DE AVALIAÇÃO E RESULTADOS A ALCANÇAR COM O PROJETO:
As políticas que têm vindo a
promover a inclusão de pessoas portadoras de deficiências têm vindo a ganhar
destaque e visibilidade, é portanto imperativo a transmissão de conhecimento e
de sistema de valores que lhes permitam optar pelas melhores decisões neste
âmbito. Assim, os professores, educadores e outros profissionais da educação
especial devem estar capacitados a intervir formalmente na educação das
crianças e jovens com NEE através da criação de oportunidades de
desenvolvimento e reforço de um conjunto de competências imprescindíveis ao
bemestar pessoal e à vivência responsável e satisfatória destas crianças e
jovens, desenvolvendo o sentido de responsabilidade, autonomia e independência.
Neste sentido propomos a acreditação de uma oficina de formação para
professores, educadores e técnicos e de um curso de formação para pessoal não
docente (15 horas) sobre o desenvolvimento biopsicosocial de jovens portadores
de deficiência, focando nos Grupos de recrutamento 910, 920 e 930, bem como nos
profissionais que estão ligados aos Gabinetes de apoio aos alunos e aos
programas de promoção para a saúde.
Os conteúdos desta Oficina bem
como do Curso para Pessoal não docente (25h), incluem informação especifica na
área da Necessidades Educativas Especiais em meio escolar, bem como formação em
metodologias activas e participativas para a sua abordagem, neste sentido
propõem-se que estes conteúdos sejam viabilizados nesta modalidade, com 25
horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, potenciando assim a reflexão
sobre as metodologias e os materiais a construírem/testarem, no âmbito desta
Oficina.
Valoriza-se a metodologia de
projecto como forma de abordagem privilegiada e sempre integrada na dinâmica
curricular da escola, propondo que seja a temática a desenvolver ao longo do
ano lectivo como tema base orientador do Plano de Atividades do Agrupamento.
Pretendemos também programar
com os Agrupamentos de escolas, tertúlias de sensibilização e “boas práticas”
para toda a comunidade educativa com especial incidência nos pais/encarregados
de educação e organizar um dia de jornadas com especialistas de renome na área.
Queremos ainda, construir uma
Plataforma colaborativa interconcelhia de acesso a todos os elementos das
comunidades educativas envolvidas que promovam a partilha de “boas práticas “e
recursos na área da educação especial.
Neste sentido, propomos ao seguinte:
-Construir uma Oficina de
Formação para professores e técnicos para acreditação no Conselho
Cientifico-Pedagógico da Formação Continua.
-Desenvolver um Curso de
Formação para o Pessoal não docente(25h) já acreditado “As Unidades de Apoio à
Multideficiência (UAM) como Percursos que Promovem e Constroem experiências
Significativas”.
-Realizar contatos com os
Agrupamentos de Escolas da área do CFAE para preparação colaborativa dos Planos
de Atividades do Ano Letivo integrando a temática da Inclusão.
-Preparar o lançamento de uma
Plataforma Interconcelhia de “boas práticas” inclusivas.
-Convidar especialistas na
área, para a realização de um Congresso a realizar no final da implementação do
projeto. Especificamente pretende-se atingir os seguintes objetivos:
Nas Sessões presenciais:
·
Reforçar
e favorecer a partilha de experiências;
·
Promover
a conceção de materiais pedagógicos adequados ao contexto, adaptandoos ao
público-alvo e às necessidades sentidas;
·
Introduzir
novas práticas utilizando os resultados obtidos na oficina.
·
Definição/aferição de conceitos
·
Promover
práticas colaborativas e de empoderamento dos Gabinetes de Apoio ao/à Aluno/a —
Gabinete de Informação ao/à Aluno/a (cf. Lei n° 60/2009, de 6 de Agosto);
·
Desconstruir
Mitos e Crenças sabre a deficiência
·
Reforçar
o papel do desenvolvimento psicoafectivo e comportamental na construção de um
‘projeto de vida”
Nas Sessões de trabalho
autónomo:
·
Planificação
de projectos individuais a desenvolver para intervenção pedagógica na escola
com alunos com necessidades educativas especiais
·
Construção
de novos modelos, a aplicar nas respetivas escolas, de operacionalização de
Educação Inclusiva.
·
Experimentação
de materiais pedagógicos nas respetivas escolas
·
Avaliação
dos materiais produzidos e dos resultados atingidos, no âmbito desta Oficina.
·
Partilha
dos resultados das aplicações de materiais construídos em oficina nas Jornadas
e na Plataforma Interconcelhia.
·
Reforçar
as competências técnico -pedagógicas dos Docentes na área da educação
inclusiva.
·
Favorecer
a partilha de experiências;
·
Promover
a implementação de projetos de Promoção Agrupamento/Comunidade;
Com os Agrupamentos:
·
Apresentar
o Projeto e preparar a colaboração nos Planos de Atividades.
·
Propor
a construção e divulgação da Plataforma Interconcelhia de Recursos para a
educação Especial
·
Preparar
as Jornadas e a avaliação final da implementação do Projeto.
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